Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!

O que pensa do projecto para os arranjos exteriores do Largo da Igreja?
 
Início arrow Artigos

Artigos
Uma Flor Preciosa - Filha do Pergulho
Escrito por Irmã Margarida Maria   
02-Mar-2009

Dona Isilda Alves Catarino é a preciosa flor de que hoje quero falar a todos os descendentes de Pergulho - Murteira.

Nasceu no Santo, muito perto da Igreja que antes de 1958 era mais abaixo; nenhuma outra casa separava a capela da sua e é como se o perfume do Sacrário chegasse até àquela família exemplar e penetrasse mais profundamente na alma da primogénita; tanta coerência cristã ela teve desde a mais precoce juventude!

Seja o primeiro a comentar este artigo | Visualizações: 1429 | Ler mais...

 
Com a colaboração de todos…
Escrito por Pedro Farinha   
02-Set-2008

Pergulho GlobalNo rescaldo do que para alguns foram umas férias escolares ou de trabalho, e que para outros foram apenas uns dias de descanso, muitos foram os que nem a um pouco de descanso tiveram direito. Ainda assim, muita gente da terra passou pelo Pergulho e Murteira durante o mês de Agosto para uns dias, ou apenas um fim-de-semana de descanso.

Nos últimos tempos pouca coisa tem acontecido mas há que recordar que este ano mais uma vez as nossas aldeias estão de Parabéns.

Seja o primeiro a comentar este artigo | Visualizações: 30053 | Ler mais...

 
S. Marcos 2008
Escrito por Lúcia Dias   
09-Mai-2008

flor_esteva_200.jpgAfinal no Pergulho ainda há tradição!!! Os nossos antepassados deixaram-nos um valioso tesouro, "O Amor às nossas raízes e às suas tradições" A prova disso foi transmitida pela juventude da nossa aldeia que nos presenteou, de sorriso nos lábios e envergando com orgulho o símbolo da nossa terra, não fosse ela prendada com tão inigualável paisagem nesta altura do ano: as flores de esteva...

A Festa traz à Terra Natal muitos daqueles que um dia partiram à procura de uma vida melhor, matando saudades da sua família. E foi num ambiente festivo que nos saciámos com o habitual almoço de família, colocado com tanta dedicação nas nossas mesas, onde não falta a prestigiada tigelada, que todos fazemos questão de oferecer aos nossos visitantes.

E é em forma da agradecimento que saúdo todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para tornar possível mais um ano de festa no Pergulho e Murteira.

Até p'ró ano, se Deus quiser!

Lúcia Dias 

Comentários (4) | Visualizações: 42406 | Ler mais...

 
Homenagem ao nosso Ti Zé Esteves
Escrito por Anónimo   
27-Dez-2007

(sentida e merecida) 

“Foi para Deus gozar de uma felicidade sem fim.”

Não há palavras suficientes para exprimir o que sentimos com a perda deste nosso ente querido, sim, porque espiritualmente ele continuará eternamente entre nós. Não é por acaso que em cada recanto desta terra ficou um pedaço da sua presença, pois dos últimos anos a esta parte era vê-lo a tomar conta das necessidades da sua aldeia, uma vez que tinha uma maneira especial e, modéstia à parte, única, de lidar com o ser humano: era um homem calmo, sorridente, sempre bem disposto, todos os dias do ano e a qualquer hora do dia.

Ti Zé Esteves

Comentários (1) | Visualizações: 27486 | Ler mais...

 
O Tempo não apaga o Passado
Escrito por José Martins Esteves   
15-Jul-2007

Lembro os tempos de escola mais de quarenta alunos uma só professora, seria possível hoje?

Os jogos da bola, à cabra cega, à bilharda, ao ringue, ao lenço, à semana, aos cinco cantinhos, ao berlinde, às escondidas, à corda, à cabra cega, ao fito, à fisga, à funga, ao saco, estes jogos poderão ser um dia bem passado...

José Esteves

Comentários (3) | Visualizações: 38276 | Ler mais...

 
 
© 2008 Pergulho.com
Powered by Joomla!