Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!

O que pensa do projecto para os arranjos exteriores do Largo da Igreja?
 
Início

Bem-vindo

Moinho de vento A Aldeia

O Pergulho é uma aldeia do Concelho e Freguesia de Proença-a-Nova, no centro de Portugal. Hoje com cerca de 80 habitantes a aldeia foi em tempos uma das maiores e mais importantes do concelho, onde se realizou até à década de 80 uma importante feira anual de bois de trabalho.

A feira coincidia com a romaria em honra de S. Marcos, padroeiro dos animais. A antiga capela de S. Marcos era também procurada por muitas mães que levavam os seus recém-nascidos a "marrar" na imagem de um touro que aí existia, acto que, acreditavam então, tornava as crianças menos "irrequietas".

A aldeia é constituída pela junção de três pequenas aldeias contíguas, Pergulho Cimeiro, Pergulho do Meio e Murteira.


O Site

Pergulho.comO Pergulho.com é o ponto-de-encontro dos pergulhenses na internet. O site é utilizado para divulgar a aldeia e os eventos que a sua comunidade promove, como é exemplo a sua romaria anual realizada em Abril em honra de S. Marcos. É também usado para comunicar notícias relevantes para os seus emigrantes e imigrantes e como plataforma para troca de histórias, experiências e contactos entre os seus utilizadores.

Locais a Visitar

Moinho de Vento
Capela de S.Marcos
Fonte da Lagoa
Moinho de Vento Capela de S. Marcos Fonte da Lagoa

Visualizações: 160089

  Comentários (4)
 1 Escrito por Pedro Miguel Farkas Silva, on 14-11-2008 16:09
A paisagem envolvente do moinho é espetacular. Fui la um dia logo após o nascer do sol..., mto bom! Alguem sabe dizer quando e se é possível visitar o interior do moinho? Podia-se arranjar cereal, moer-se e fazer-se pão a granel para o pessoal todo numa altura de festas futura... :P 
Cumprimentos, Pedro Silva
 2 Escrito por Sara Guerra, on 05-03-2010 20:23
Eu já fui lá dentro, é super apertado, e "pegado" á parede tem umas escadinhas de pedra, que dão para o piso de cima, donde se pode ver a parte de dentro da roda. Aquilo é mecanismo que parece que não funciona, mas funciona! Cá em baixo, é a parte donde se produzia o cereal. E aquilo trabalha. É muito bonito!
 3 Escrito por armindo das neves fernandes, on 15-03-2011 12:05
O nosso moinho,cá pra mim,poderia concorrer a monumento nacional.Talvez existam alguns bem mais feios, e serem apurados.
 4 Escrito por ProkofevEa, on 11-04-2017 15:04
!Ba18;L=K9 7apa1>Bo: >B 8000 @C1;59 2 45=L! ap0=B8p>2a==>!  
-Bo oB;8G=0O 2o76=ocBL o1@eAB8 D8=a=A>2CN =57a28A8HnXyu7KY.jpg

Apenas ulilizadores registados podem adicionar comentários.
Por favor registe-se.

Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6
AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com
All right reserved

 
 
© 2008 Pergulho.com
Powered by Joomla!