Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!

O que pensa do projecto para os arranjos exteriores do Largo da Igreja?
 
Início

Pergulho recebe 49º Passeio Pedestre
Escrito por Pedro Farinha   
18-Fev-2009

Clique para ver as fotos do passeio! No passado dia 15 de Fevereiro, o Pergulho e Murteira receberam o 49º Passeio Pedestre organizado pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Com um percurso de cerca de 9.5km e um grau de dificuldade médio, muitos foram os que aceitaram o convite para umas horas de passeio por entre montes e vales, numa zona do nosso concelho ainda completamente verde. O dia brindou todos os participantes com um sol radioso e com temperaturas a fazer lembrar a Primavera que aí vem.

Os caminhantes vindos de vários pontos do concelho, reuniram-se em Proença-a-Nova e foram transportados até ao Pergulho no autocarro da Câmara Municipal. À chegada, junto ao salão do Centro Social e Paroquial São Marcos, algumas pessoas das nossas duas aldeias esperavam ansiosamente a chegada dos restantes, para ser iniciar uma saudável tarde de passeio e convívio.

O início do passeio deu-se cerca das 14h30m, tendo o grupo visitado de imediato o primeiro ponto de interesse da tarde, a Fonte da Lagoa, na qual foram previamente feitos trabalhos de limpeza por parte da Câmara Municipal. Seguiu-se aquele que já está a tornar-se um símbolo para estas bandas, o Moinho de Vento. Todos puderam observar o seu interior e o excelente trabalho de restauro ali executado. À saída foram presenteados com pequeno e simples embrulho contendo uma filhó e um pequeno panfleto com uma breve descrição das nossas aldeias. A tarde prometia e por entre as ruas do Pergulho Cimeiro e Pergulho do Meio, rapidamente se entrou numa paisagem mais natural, por entre algumas hortas ainda cultivadas e muita vegetação verdejante. O percurso previamente escolhido, passou depois por zonas como o Mato Lourenço, Moinho da Calçada e já em direcção ao destino, passou-se junto ao picoto. Com o aproximar da chegada, caminhou-se durante algum tempo à beira da ribeira da Freixada, já com a aldeia da Redonda à vista. À chegada, e depois de todo o grupo reunido, foi tempo de rumar novamente ao Pergulho.

Clique para ver as fotos do passeio! Foi então altura de o convívio se fazer à volta da mesa. Os povos do Pergulho e Murteira esmeraram-se na confecção de um completíssimo lanche/jantar para os participantes, mas também para aqueles que pelo peso da idade não puderam caminhar ao longo de todos estes quilómetros, mas não quiseram deixar de participar no convívio final. Uma nutritiva sopa de feijão, seguida de carnes e enchidos na brasa, bem acompanhados de couves com broa e regados com vinho, água e refrigerantes variados. Uma farta mesa de frios que continha ainda rissóis, pastéis, frango, sardinhas em molho de escabeche e vários queijos, antecedia os doces onde entre sobremesas variadas, filhós e as tradicionais broínhas de mel, sobressaía a nossa bem conhecida tigelada de mel que como é habitual fez sucesso entre todos, ou não fosse o Pergulho, a Capital da Tigelada.

No final o balanço era claramente positivo e todos reconheciam ter estado perante locais e paisagens muito bonitas e agradáveis.

As nossas aldeias agradecem a escolha da nossa terra por parte da organização para a realização de mais um passeio pedestre.

É inegável a grande beleza destes locais ricos em vegetação e muitos recantos ainda por descobrir.

Um grande abraço!
Até à próxima.

Galeria de fotos


Visualizações: 2038

  Seja o primeiro a comentar este artigo

Apenas ulilizadores registados podem adicionar comentários.
Por favor registe-se.

Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6
AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com
All right reserved

 
 
© 2008 Pergulho.com
Powered by Joomla!