Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!

O que pensa do projecto para os arranjos exteriores do Largo da Igreja?
 
Início

Ensino Secundário – Encontro no Pergulho
08-Abr-2009
Encontro no Pergulho

No passado dia 26 de Março aconteceu, no Pergulho, um encontro de alunos de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) do Ensino Secundário. A nossa terra, devido às óptimas condições do nosso salão tem condições extraordinárias para a realização destes eventos. É pena não acontecerem mais. O lugar foi escolhido pelo nosso conterrâneo, P. Armando, professor de EMRC na escola de Proença e responsável diocesano pelo Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas. O encontro veio assim noticiado no jornal “O concelho de Proença-a-Nova”:

Este Encontro foi organizado pelos professores de EMRC das escolas envolvidas e orientado pelo P. Luís Filipe Cardoso, dos Missionários do Preciosíssimo Sangue. Estiveram presentes as escolas de Proença-a-Nova, Sertã, Cernache do Bonjardim e Oleiros, num total de 108 alunos e seis professores. Sendo um dos objectivos desta actividade proporcionar momentos de encontro, de convívio e de partilha de sonhos e projectos futuros entre os jovens e docentes de EMRC do Ensino Secundário, este encontro organizou-se em função disso.

Encontro no PergulhoAssim, o encontro/convívio iniciou-se com a concentração de todos os alunos e docentes, pelas dez horas, no alto da serra, junto ao moinho de vento, a um km da aldeia de Pergulho. De seguida, procedeu-se à realização de um “peddy-paper,” durante o qual diversos grupos, anteriormente formados, puderam explorar, de uma forma diferente e didáctica, a vida e as cartas de São Paulo, em comemoração do 2.º milénio do nascimento deste apóstolo. Esta actividade terminou, num clima agradável e de boa disposição entre todos os participantes, no centro paroquial da aldeia, onde se procedeu à divulgação das conclusões do trabalho feito por cada grupo. Após o almoço partilhado, os alunos reuniram-se na igreja de S. Marcos, pelas quinze horas, onde, novamente, a vida e a palavra de S. Paulo foram reflectidas, ao som de música.

Incluímos também o testemunho de alunos participantes:

"Se me pedissem a opinião – e obrigado pelo pedido – diria que foi um dia uma actividade que, apesar de curta, foi muito bem passada e vivida, interessante e enriquecedora, que eu repetiria – outra, outra e outra vez".
(José Ruivo, Sertã)

"Podemos dizer que foi um agradável e produtivo convívio, na medida em que ele proporcionou aos presentes alargar os seus conhecimentos sobre a vida deste apóstolo e, principalmente, criar laços entre professores e alunos das diversas escolas. Realmente, vale a pena matricular-se nesta disciplina, pois ela faz toda a diferença".
(Ariana Brito e Tatiane Silva – 10.º A/ Cernache do Bonjardim)

 


Visualizações: 2093

  Seja o primeiro a comentar este artigo

Apenas ulilizadores registados podem adicionar comentários.
Por favor registe-se.

Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6
AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com
All right reserved

 
 
© 2008 Pergulho.com
Powered by Joomla!