Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!

O que pensa do projecto para os arranjos exteriores do Largo da Igreja?
 
Início arrow Notícias arrow A neve é notícia… também por cá!

A neve é notícia… também por cá!
Escrito por Pedro Farinha   
11-Jan-2010

Neve no PergulhoDepois de uma semana em que nos habituamos a noticiários com reportagens sobre os maiores nevões dos últimos 100 anos na Europa, a neve que se espalhou por toda a parte fez por vezes a primeira notícia dos blocos informativos. As condições climatéricas têm-se conjugado favoravelmente para que o frio e a neve passem a ser cada vez mais frequentes em locais pouco habituados àquilo que para muitos é um agradável espectáculo natural enquanto que para outros se torna por vezes um grande transtorno.

No passado domingo dia 10 de Janeiro a neve também foi notícia às primeiras horas da manhã no Pergulho e na Murteira. O que ao início pareciam uns tímidos flocos de neve perdidos por entre a aragem fria que se fazia sentir, rapidamente se tornou em motivo de interesse e de conversa pois ao longo da manhã a paisagem foi ficando, aqui e ali, salpicada pelo branco que de forma mais intensa foi poisando por todo o lado.

Muitos foram os comentários a meio das conversas… desde alguns mais novos que pela primeira vez viram nevar, outros que por variadas circunstâncias há muito não estavam entre nós e foram brindados com esta manhã diferente até aos mais velhos que recordando antigos ditados de superior sabedoria, logo exclamaram: “Para um bom ano de pão, sete nevadas e um nevão!” É certo que por estas bandas já não se semeia o pão e as cearas são raras, mas é unânime a opinião de que a neve é vantajosa para a terra e tudo o que nela se irá posteriormente cultivar.

O resto do dia foi-se passando ora junto ao calor da lareira ora à janela para apreciar os “farrapos brancos” que em períodos espaçados ao longo do dia foram caindo com maior ou menor intensidade.

Longe dos problemas causados por grandes nevões por todo o país e não só, por cá alguns aproveitaram para passear pela rua e fotografar uma paisagem poucas vezes vista por estes lados. Pode ver algumas dessas imagens aqui.

Ao final do dia a imagem de brancura mantinha-se intacta e no início da noite voltava a nevar com bastante intensidade, fazendo prever que o cenário se manteve agradável.

E assim, aquilo que para alguns tem sido o “mau tempo”, para outros foi um dia bonito e agradável com um motivo de interesse extra.

Para os que não puderam estar presentes para apreciar, já no próximo dia 16 de Janeiro haverá mais um motivo de interesse e uma forma diferente de passar o serão de sábado à noite. Serão cantadas as Janeiras pelas ruas do Pergulho e da Murteira e recolhidas as esmolas. Apareçam para ouvir……..e cantar!!!

Todas as fotos aqui .


Visualizações: 3007

  Seja o primeiro a comentar este artigo

Apenas ulilizadores registados podem adicionar comentários.
Por favor registe-se.

Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6
AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com
All right reserved

 
 
© 2008 Pergulho.com
Powered by Joomla!